Você conhece o Barramundi? Eu também não o conhecia até bem pouco tempo, mas agora que fomos apresentados, achei que valia a pena contar a você.
O barramundi – também chamado de badejo asiático – é um peixe de água salgada, nativo da Austrália e Sul da Ásia que vem vem conquistando seu espaço em outras partes do mundo.
Veja também: Esta receita de salmão é perfeita para um jantar especial
Fiquei curiosa com algumas características atribuídas a esse peixe, como por exemplo, ter metade das calorias do salmão (se é que precisamos cortar calorias de salmão, né?) mas sem deixar de nos fornecer omega-3.
Mas, o que mais me deixou empolgada para cozinha-lo foi saber que ele supostamente tem um cheiro mais suaves que outros peixes, o que faz dele ideal para quem quer comer peixe, mas não quer ficar com cheiro na cozinha (ou na casa toda!) por horas.
Veja também:
Eu gosto de peixe, mas confesso que o cheiro muito forte pode me incomodar bastante, então se esse tal de barramundi cumprisse o que prometia, poderia se transformar no meu preferido.
Então eu preparei uma receita com ele porque, né, eu queria contar para vocês (mentira, eu queria era comer mesmo 😂).
Fiz no sábado à noite, que é quando o cheiro de peixe pode ser ainda mais problemático. Nos dias de semana, meu marido põe toda a louça para lavar logo depois do jantar, mas aos sábados a gente costuma assistir filme logo depois do jantar, então a louça suja fica em cima da bancada da cozinha até o dia seguinte.
Ah, antes que eu me esqueça, tem mais uma vantagem: dizem que esse peixe é muito mais fácil de cozinhar que os outros e há uma explicação para isso:
Ele tem um nível de gordura moderado que o deixa fácil de cozinhar e mais difícil de perder o ponto.
Para comprovar isso, decidi grelha-lo na frigideira, algo que quase nunca faço com outros peixes por medo de grudar.
A experiência foi realmente melhor do que fazendo isso com salmão, por exemplo. Notei que a pele grudava menos, mas mesmo assim grudou um pouquinho. Tome cuidado se for fazer assim.
Eu compartilhei lá no Twitter a minha forma preferida de fazer peixe, justamente porque detesto fazer na frigideira:
Mas e o sabor? O sabor é realmente mais suave que de outros peixes de água salgada. E o cheiro também é mais discreto, mas está lá.
Depois de preparado, notei que a cozinha ficou realmente mais “limpinha” (ou menos sujinha?) , mas no fim das contas é peixe e não faz milagres.
Pelo que andei pesquisando, não há muitas regras para prepara-lo e você pode substituir praticamente qualquer peixe em receita por ele. Acho uma boa opção para o dia a dia, se você quer um peixe que seja prático para preparar, tenha sabor suave e ainda ofereça um valor nutricional “interessante”.
Porém, preciso ser sincera, salmão continua sendo meu preferido. Apesar do barramundi ter todas essas vantagens que eu falei, eu gosto do sabor do salmão. Mas isso já é preferência minha, tenho certeza que quem gosta de peixes brancos, poderia facilmente se apaixonar pelo barramundi.
Barramundi
Ingredientes
- 282 g Barramundi
- 1 dente de alho
- 170 g de vagem
- 4 CS maionese
- 1 CS de mostarda dijon
- 360 g batata
- 1 limão
- 1/4 CC de páprica defumada
Instruções
- Corte as batas em cubinhos, tire as pontas da vagem e as cozinhem juntas.
- Esprema o limão e misture com a maionese e a mostarda.
- Tempere o peixe com sal e páprica e grelhe por uns 3-4 minutinhos.
- Monte o prato com os vegetais, cobertos com o molho e o peixe por cima.