Como superar a síndrome do impostor e se tornar a melhor versão de si mesmo

Síndrome de Impostor

O que é a Síndrome do Impostor?

A síndrome do impostor é uma condição mental na qual as pessoas são incapazes de internalizar suas realizações. Elas se sentem uma fraude e não merecem o sucesso que alcançaram. A boa notícia é que, mesmo que a síndrome do impostor afete muitas pessoas, mas existem maneiras de combatê-la.

Em primeiro lugar, a sensação de ser um impostor pode ser debilitante para algumas pessoas que podem pensar que não pertencem ao seu trabalho ou estudos, por exemplo.

Então, é importante conhecer as causas da síndrome para que você possa tomar medidas para corrigi-la, antes que aprofunde seus sentimentos de inadequação.

Primeira vez no blog? Comece por aqui.

Por que a Síndrome do Impostor acontece?

sindrome do impostor sintomas

A síndrome do impostor é uma ansiedade social que assola as pessoas que têm medo de não estar devidamente preparadas ou qualificadas para o cargo que ocupam. Pessoas com essa síndrome tentam mascarar sua insegurança com perfeccionismo. Freqüentemente, realizam níveis nada saudáveis de trabalho para esconder suas inseguranças.

A síndrome do impostor é mais comum entre indivíduos de alto desempenho, especialmente entre mulheres e minorias. Foi estudado em várias áreas, incluindo direito, medicina, academia, engenharia e arquitetura.

Existem muitas teorias sobre o que causa a síndrome do impostor, mas é provável que não haja uma causa única que se aplique a todos os que sofrem da doença.

Como lidar com esse sentimento

A insegurança é uma característica humana. Todo mundo tem insegurança de uma forma ou de outra. Pessoas inseguras têm medo de se expor e de se expor. A síndrome do impostor é a sensação de que você não é bom o suficiente, mesmo quando tem todas as habilidades e competência para fazer seu trabalho.

Ainda que a síndrome do impostor possa ser paralisante para qualquer pessoa que a sofra, ela é especialmente prejudicial para as mulheres nas áreas de STEM, já que pode levar a sentimentos de isolamento e dúvidas sobre si mesmas – sentimentos que as mulheres já têm com mais frequência do que os homens.

É importante identificar se esse sentimento é apenas uma fase ou se é apenas a insegurança que se manifesta ao longo do tempo. O ideal é nos questionarmos constantemente se a nossa sensação de inadequação é provocada por uma situação real ou apenas uma sensação interna.

Minha dica é fazer um diário, anotando diariamente como nos sentimos em relação aos desafios que vamos encontrando. A partir dessas anotações podemos avaliar se estamos realmente diante de dificuldades reais ou se é apenas insegurança.

Assuma o controle e viva com confiança

sindrome da impostora

Entenda que todos nós temos essas inseguranças, dúvidas e medos.

O medo é uma experiência humana universal. É o que nos leva ao sucesso, nos faz desistir e é o que nos motiva a viver. O medo pode ser paralisante ou motivador. Isso pode fazer com que você aja com urgência ou paralisia. Pode fazer você duvidar de si mesmo ou pensar demais em cada decisão.

Assuma o controle fazendo o que você mais gosta de fazer.

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para assumir o controle é fazer o que você mais gosta de fazer. Se você não está feliz com sua carreira atual, é hora de descobrir o que o faz feliz e encontrar uma profissão que se alinhe a esses interesses.


jornalista lifestyle

Viva com confiança por estar confiante em suas habilidades.

É hora de parar de se desculpar por suas habilidades. Você nasceu com essas habilidades e é hora de começar a apreciá-las. Todos nós temos talentos únicos e a única maneira de compartilhá-los com o mundo é possuindo-os, aceitando-os e compartilhando-os.

Não tenha medo de aprender novas habilidades ou pedir ajuda quando necessário.

Aprender novas habilidades e pedir ajuda quando necessário é a chave para o sucesso. Existem muitos recursos disponíveis para nos ajudar a aprender novas habilidades ou obter a ajuda de que precisamos. Quer você precise de tutoriais, livros ou aulas online, há muitas maneiras de fazer isso acontecer.

Os livros que me ajudaram com a minha síndrome do impostor

Eu sofri – e ainda sofro – em lidar com minha insegurança e pensamentos de que não sou boa o bastante. Este blog é, inclusive, uma das minhas válvulas de escape. Nesse processo fui acumulando leituras que me ajudaram a tratar o problema e acredito que podem ajudar você também:

Neste livro, a autora aborda de forma bem casual o problema que afeta muitas mulheres, inclusive ela mesma. E é a partir da sua própria perspectiva que ela traça pontos importantes para quem quer se descobrir e resolver o problema.

Mais sobre este livro aqui.

Como parar de se sentir uma m*rda oferece informações objetivas sobre os comportamentos autodestrutivos mais comuns que as mulheres tendem a repetir Com uma abordagem inovadora, direta e sensível, a autora best-seller Andrea Owen, por meio das próprias experiências, expõe o que há por trás dos principais problemas de autoestima feminina e oferece exercícios e ferramentas práticas para lidar com todas as dificuldades e inseguranças, encontrando o caminho definitivo para o empoderamento. 

Mais sobre este livro aqui.

Com uma mescla de informações, questionários de auto-avaliação e dicas e estratégias úteis para lidar com a síndrome, este livro vai ajudá-lo(la) a entender se você (ou alguém próximo) tem SI e, em caso afirmativo, o que pode fazer a respeito. O objetivo é torná-lo(la) mais confiante no trabalho, em casa ou em qualquer outro lugar, e, acima de tudo, perceber que não é a única pessoa a ter esse tipo de problema e que ele pode ser administrado.

Mais sobre este livro aqui.

close

SEJA A MULHER QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SER

Baixe o livro com meu método para alcançar um estilo de vida saudável em apenas quatro semanas:

Você também receberá semanalmente minhas dicas para se tornar a melhor versão de você mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

jornalista lifestyle

Faça parte da minha rede de VIPs e receba dicas para se tornar a mulher dos seus sonhos.