Culinária tibetana: uma explosão de sabores que você precisa conhecer

A culinária tibetana tradicional tem três tipos principais de culinária: quente e picante, agri-doce e azeda. A comida é nutritiva e abundante com uma variedade de especiarias como açafrão, cardamomo, cominho, coentro.

A sua comida é influenciada pela geografia local e os 3 principais tipos de alimentos são a sopa de farinha de cevada torrada, a farinha de cevada torrada pulverizada no chá e o tsampa que também é feito de farinha de cevada torrada.

Veja também: Comida filipina: tem gosto de quê?

Ingredientes da cozinha tibetana

culinaria tibetana

A maioria dos pratos tibetanos é feita com carne de iaque, carneiro, laticínios como manteiga e queijo e vegetais como repolho e nabo. Muitos pratos também usam vários temperos cultivados no Tibete, como cominho, pimenta, açafrão, alho ou cebola, que lhes conferem seu sabor único.

A comida tibetana é uma mistura de comida tibetana, indiana, chinesa e nepalesa. A dieta tradicional geralmente não é apimentada. Inclui vegetais crus, leite de iaque, carne ou produtos de soja. Existem basicamente 3 tipos de culinária na culinária tibetana – tsampa (farinha de cevada torrada), thukpa (sopa de macarrão) e caril sha-ma.

Veja também:

 

Tradições da culinária tibetana

comida tibetana

A culinária do Tibete também está intimamente relacionada com o budismo tibetano. A culinária budista no Tibete é caracterizada principalmente pela combinação de vegetais com carne, ou pelo uso de vegetais com laticínios.

Normalmente, os pratos tibetanos são servidos em uma tigela ou em um prato que pode ser colocado à sua frente ou trazido à sua mesa pelo garçom. Uma tradição é que, quando você for convidado para jantar na casa de alguém, essa pessoa terá água quente pronta para você lavar não apenas as mãos, mas também os pés antes de se sentar à mesa.

A carne de iaque é o tipo de carne mais popular no Tibete. Isso porque pode ser preservado por muito tempo sem refrigeração. Possui também um teor de gordura muito elevado, o que o torna uma excelente fonte de nutrição.

Outros pratos comumente encontrados são iaque assado, ensopado de carne com especiarias tibetanas, arroz frito com molho de soja e vegetais salteados são todos pratos populares no Tibete.

Se você quer experimentar o melhor que a culinária tibetana tem a oferecer, recomendo:

  • sopa: a sopa é geralmente composta de manteiga de iaque e carne. Legumes e sal também são adicionados à água fervente para criar um caldo rico.
  • tsampa: Este prato é feito com farinha de cevada torrada e geralmente é consumido no café da manhã ou como lanche.
  • farinha de cevada torrada: a farinha de cevada torrada é misturada com manteiga, açúcar e sal para fazer uma massa que é então enrolada em bolas ou moldada em biscoitos. Pode ser consumido como aperitivo ou como acompanhamento de outros pratos.
pratos do tibete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *