Estas são as ferramentas que uso para fazer dinheiro com meu conteúdo

Toronto Blogger

Desde que postei os 5 HÁBITOS QUE TODO CRIADOR DE CONTEÚDO DEVE DESENVOLVER e mencionei que um deles é investir sempre que necessário, recebi muitas perguntas sobre o que exatamente são esses investimentos. Então, atendendo a pedidos, aqui está o meu post com as ferramentas que considero essenciais para todo mundo que quer viver do seu conteúdo.

Todas as ferramentas listadas aqui são usadas por mim, diariamente, seja na minha produção de conteúdo, seja na distribuição (ainda mais importante) e, para ser sincera, eu não posso abrir mão de nenhuma delas se quero continuar vivendo do meu conteúdo.

Squarelovin

De todas as que vou falar aqui, esta é a mais recente da minha lista, já que eu a uso apenas há alguns meses (a maioria desta lista eu uso por anos!). Mas nesses poucos meses, o Squarelovin se tornou essencial para meu sucesso no Instagram.

Esta ferramenta oferece uma análise de dados mais completa que o Instagram nos dá e me ajuda muuuuuito a entender o que a minha audiência quer e, claro, otimizar meu conteúdo para mais likes e mais seguidores. Eu não só consigo ver os posts que performam melhor, como tenho acesso a dados dos stories, horários ideais para postar, temas e formatos que melhoram meus números no Instagram.

Não pense que esta ferramenta fará seu Instagram crescer instantaneamente. É preciso acompanhar os dados, interpreta-los e – o mais importante – traçar estratégias baseadas nos seus resultados. Eu me dedico algumas horas por semana a analisar tudo o que postei na semana anterior e identificar oportunidades para crescer.

Custo: EUR 9,90/mês

Tailwind

O Tailwind é a ferramenta que me permitiu chegar aos 1.6 milhões de views por mês que tenho no Pinterest e fazer dele a minha principal fonte de tráfego do blog. Não preciso dizer mais nada, né? hehe.

Ela me permite, basicamente, agendar meus pins com antecedência, mas não pára aí. Acho que de todas as ferramentas desta lista, esta é a que mais economiza tempo e gera resultado direto porque torna o processo de distribuição do meu conteúdo no Pinterest mais rápido e extremamente efetivo.

Uma vez por semana eu me dedico umas duas horas a subir as imagens, escrever legendas e organizar meus boards. Durante o resto da semana, o Pinterest se encarga de distribuir e – o que é ainda melhor – redistribuir, já que ele tem uma função chamada Smartloop que reaproveita meu conteúdo antigo, distribuindo-o novamente e periodicamente em vários boards do Pinterest, o que aumenta o meu alcance consideravelmente sem que eu precise produzir mais conteúdo.

Outra coisa que amo do Tailwind é o plugin do navegador que me permite subir qualquer imagem que eu encontre para o Pinterest distribuir no melhor horário e no melhor board possível.

Custo: A partir de USD 9.99/mês

Segue.Aí

O Segue.aí é a melhor ferramenta para aumentar minha audiência em diversas plataformas ao mesmo tempo. Este serviço me tira o peso de ter que trabalhar para crescer em várias redes sociais ao mesmo tempo porque com apenas um endereço fácil (o meu é segue.ai/luciana) eu consigo direcionar meu público do Instagram para Youtube, para o blog, vice-versa… aumento minha newsletter e ainda consigo compartilhar conteúdo de forma muito mais fácil.

Aliás, antes de eu chegar aos meus 10k no Instagram, o o Segue.aí foi indispensável para levar minha audiência dos stories para o blog e assim crescer minha newsletter e canal no Youtube.

O melhor de tudo? É uma ferramenta brasileira, totalmente em português e com preços em reais!

Custo: grátis com funções básicas ou a partir de R$ 24,90 por mês.

Mailchimp

Lista de emails é o patrimônio de qualquer produtor de conteúdo digital. Redes sociais vêm e vão, mas a lista de emails fica. Por isso, emails é a minha prioridade de crescimento, já que é o meio em que tenho mais retorno da minha audiência.

Eu uso o Mailchimp acho que pelo menos há uns 8 anos. Você pode começar com o plano gratuito que já lhe permite fazer bastante coisa, mas à medida que sua lista cresce precisa migrar para o plano premium.

Os planos premiums também são essenciais para quem quer realmente ganhar dinheiro com sua lista de emails porque permite automações super avançadas e análise de dados que me permitem tomar melhores decisões e, assim, fazer mais dinheiro com o meu conteúdo.

Custo: grátis com funções básicas até 2 mil inscritos.

Tubebuddy

Esta ferramenta é exclusivamente para quem quer crescer seu canal no Youtube. Mas é A ferramenta que todo Youtube precisa para crescer de forma profissional e ganhar mais dinheiro com seus vídeos.

Para começar, me ajuda muito a encontrar temas para vídeos e tags que me ajudam (muuuuuuito) a alcançar mais pessoas no Youtube. Assim como o Squarelovin, apenas ter a ferramenta não me faz crescer, é preciso me dedicar um tempo explorando os dados e traçando estratégias. Mas o resultado vem quase que instantâneo!

Outra função que adoro do Tubebuddy é a possibilidade de fazer testes A/B com vídeos no Youtube. Teste A/B, explicando bem basicamente, é um teste de “competição” entre duas opções. Eu, por exemplo, posto um vídeo no Youtube com duas capas, dois títulos e tags diferentes que são distribuídos aleatoriamente para minha audiência no Youtube. Após alguns dias eu sei quais opções tiveram resultados melhores. Isso me ajuda a saber qual capa ou título, etc. me dá mais views no Youtube.

Traduzindo: depois de alguns dias que o vídeo está no ar eu posso escolher qual capa + título + tags deixar para ganhar mais dinheiro com ele. Nem precisa dizer que o Tubebuddy não é um gasto, é um investimento, né?

Custo: a partir de USD 7.20/mês

Epidemic Sound

O Epidemic Sound é indispensável para quem quer produzir conteúdo de qualidade no Youtube, Instagram, Podcast, etc. Basicamente é um produto de assinatura de licenciamento de músicas.

Quando você posta algo no Youtube ou Instagram, por exemplo, não pode usar músicas comerciais, logo lhe sobram duas opções: procurar opções com royalty free, que são cada vez mais escassas e quase nunca de qualidade, ou pagar pelas músicas.

Eu pago por todas as músicas que uso no meu Youtube e Instagram, mas em vez de pagar diretamente ao criador de conteúdo eu pago uma assinatura ao Epidemic Sound que me da o direito a usar todo o catálogo ilimitadamente.

Além de facilitar meu trabalho (sempre que quero uma música ou efeito sonoro eu vou lá e baixo algo que gosto) me ajuda a dormir tranquila sabendo que o Youtube não deixará de me pagar pelos meus vídeos porque alguma música que usei não estava autorizada para ser postada.

Custo: a partir de USD 15/mês.

close

SEJA A MULHER QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SER

Baixe o livro com meu método para alcançar um estilo de vida saudável em apenas quatro semanas:

Você também receberá semanalmente minhas dicas para se tornar a melhor versão de você mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

jornalista lifestyle

Faça parte da minha rede de VIPs e receba dicas para se tornar a mulher dos seus sonhos.