Faça fotos incríveis em cinco minutos com meu método dos 4 pontos

OUÇA ESTE PODCAST

Neste post eu vou lhe contar a técnica que desenvolvi para tirar melhores fotos em todos os momentos. No final vou lhe contar como mudou a minha vida e você se surpreenderá como algo tão simples pode mudar a sua também.

Fotografia é uma paixão para mim. Ok, fotografia é uma paixão para quase todo mundo, né? Como não amar guardar nossos melhores momentos e ter essa sensação de que qualquer instante pode durar para sempre? É exatamente isso o que a fotografia representa para mim: uma ferramenta que me permite guardar um momento para sempre e sentir tudo o que senti novamente.

Então imagina o quão frustrante era para mim quando uma foto não ficava tão boa como eu queria e, definitivamente, não representava o momento à altura. Porque veja bem, se o momento foi bonito, a foto precisa nos lembrar que esse momento foi bonito, certo?


jornalista lifestyle

E mesmo a fotografia fazendo parte da minha vida por muitos anos, mesmo tendo estudado fotografia, sabendo diversas técnicas e tendo sempre uma câmera comigo; havia momentos em que a foto não me agradava em nada! E eu me perguntava o por quê!

Todo o problema girava em torno da decisão que eu precisava fazer naquele momento. Não importa o quanto eu saiba de técnicas de fotografia, se eu tomar a decisão errada na hora de fotografar, eu vou arruinar a foto e perder a oportunidade de registrar aquele momento que nunca vai voltar.

Veja também:

 

Comecei a pensar se haveria uma forma de usar várias técnicas e depois apenas escolher a que ficou melhor. E infelizmente, até dá para testar coisas diferentes como, lentes diferentes, configurações da câmera diferentes… mas no dia-a-dia é praticamente impossível fazer isso para registrar momentos.

Foi aí que pensei: ok, não dá para mudar lentes, configurações e tudo o mais em cada momento que quero fotografar, mas há algo sim que posso mudar que não depende de equipamentos, não demanda tempo e tem efeitos drásticos em uma foto: composição!

O ângulo e a distância da sua câmera para o objeto fotografado impactam sua foto de uma forma absurda, então por que não usar isso ao nosso favor?


jornalista lifestyle

E assim nasceu meu método dos 4 pontos em Fotografia, que me ajuda a tirar o melhor proveito em cada momento e garantir que eu vou ter pelo menos uma foto boa de cada situação (na maioria das vezes mais de uma!). E neste post eu vou mostrar a você então como melhorar drasticamente as suas fotos sem precisar trocar equipamento ou perder muito tempo.

Quer sempre ter fotos bonitas, seja para o Instagram, seu blog ou simplesmente para eternizar seus momentos importantes? Siga esses 4 passos.

Antes de começar

Antes do passo 1, você irá fazer a sua foto normalmente, como você sempre faz. Quer tirar uma foto do café da tarde? Vai lá e tira exatamente como você sempre faz, sem pensar muito.

Ai você segue meus 4 pontos:

Ponto 1: Aproximação

Assim que você clicar a primeira foto sem pensar muito, você irá se aproximar do objeto fotografado. Se estiver em pé fotografando alguém, você simplesmente dará um passo à frente e fotografará novamente.

Dar um passo à frente ou aproximar a câmera se curvando já muda drasticamente sua composição. Em vez de mostrar algo como um todo, você será forçada a fotografar algo em detalhe.


jornalista lifestyle

Talvez você tem o costume de fotografar sem pensar muito no que está no quadro e esse simples passo lhe fará dar mais atenção a algo específico da cena.

Se você estiver fotografando uma pessoa, esse passo lhe fará focar mais ainda na pessoa, isolando o resto do ambiente e dando destaque para o rosto ou alguma outra parte do corpo que você queria destacar.

Ponto 2: Distanciamento

Depois que você deu um passo para frente, hora do passinho para trás! Ou melhor, dois, porque assim você passa pela sua posição inicial e se distancia um pouquinho.

A vantagem de fazer isso? Você fotografa a cena completa e um pouco mais e no final, sua foto, mais do que eternizar um momento, contará uma história.

O quê, Lu???????? Sim, contará uma história! Imagine que você tirou uma foto do seu café da tarde. A primeira foto é o seu café ao lado do bolo sobre a mesa. A segunda foto (mais aproximada) mostrará um detalhe lindo da louça, enquanto a terceira foto (com distanciamento) vai mostrar o ambiente.

Ou seja, a foto deixa de registrar o seu café da tarde e passa a “contar” para quem vai vê-la que você tomou seu café da tarde nesse lindo café com mesas de bistrô e almofadinhas rosas nas cadeiras, como um lindo papel de parede listrado… etc.

Ponto 3: Altura

Depois a gente parte para o eixo vertical. Você volta para a sua posição inicial (onde tirou aquela primeira foto sem pensar) e agora move o seu braço para cima. Se quiser, pode ter a ajuda da ponta dos pés para isso também.

Tire uma foto de cima e veja como a perspectiva muda completamente!


jornalista lifestyle

Uma das grandes vantagens da foto tirada de cima é a captação de luz, que normalmente vem de cima. Então você acaba captando mais luz na foto o que lhe ajuda tanto em deixar a foto de objetos mais agradáveis como até mesmo deixar rostos mais bonitos e com menos linhas de expressão.

Ponto 4: Embaixo

O quarto ponto é até obvio agora, né? Mas é o que vejo menos pessoas fazerem: se abaixar para fazer a foto.

Ao se abaixar para fazer a foto você capta o objeto ou a pessoa em proporções maiores ao ambiente, o que pode ter um resultado bem interessante para a sua foto.

Eu gosto muito desse ponto em fotos de look do dia porque alonga minhas pernas e digamos que eu preciso muito desse truque, já que sou baixinha! hehe.

Mas com o tempo você verá que se abaixar para a foto pode ajudar em várias situações, como por exemplo em fotos de viagens que você quer que grandes monumentos ou prédios apareçam na sua foto.

Como o método dos 4 pontos mudou minha vida

The week in photos

Essa técnica não é para você tirar 5 fotos incríveis. É para você explorar diferentes possibilidades em um só momento, sem perder tempo ou precisar de equipamentos sofisticados e garantir pelo menos uma foto satisfatória.

Mas você verá que nem sempre todos os ângulos são bons e cada uma dessas posições que lhe ensinei tem seus prós e contras que podem lhe dar o resultado exato do que você quer ou fazer o oposto. O importante é que você terá no mínimo cinco fotos para escolher qual é a melhor para você.


jornalista lifestyle

Isso mudou a minha vida porque, se bem eu amo experimentar várias possibilidades quando faço fotos, a maioria das minhas fotos (quando eu estou no plano) são tiradas pelo meu marido que não gosta de fotografia o tanto quanto eu. Então em vez de obriga-lo a passar horas explorando posições, eu simplesmente peço para ele seguir os 4 pontos e pronto!

Ele dá um passo à frente e click! Um passo atrás e click! Levantou o braço, click! Agachou, click! E qualquer um pode fazer isso sem entender NADA de fotografia.

Então, da próxima vez que você quiser uma foto sua para o Instagram e tiver que pedir para alguém, apenas peça para a pessoa fazer esses 4 pontos. Você sairá com pelo menos uma foto que lhe agrada e não cansará a pessoa que fará as fotos.

Compartilhe comigo

Gostou desses truques? Então é hora de coloca-los em prática porque só assim você perceberá como algo tão simples pode ter um poder imenso nas suas fotos!

E quando postar sua foto lindérrima no Instagram, não esqueça de me marcar (@luvlogueira) e usar a hashtag #foto4pontos para que eu possa vê-la e repostar!


jornalista lifestyle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *