Organize uma noite de fondue de queijo perfeita em 10 minutos

Fondue de queijo

Fondue de queijo é uma das “soluções rápidas” mais usadas aqui em casa. Chamo de solução rápida porque é uma daquelas comidas que pensamos quando queremos fazer algo especial, mas não queremos planejar muito. Fondue é perfeito para essas noites (ou dias, não estou aqui para julgar ninguém, hehe)!

Veja também: Bife à moda Siciliana

Como preparar fondue

O fondue de queijo foi inventado na Suíça no final do século 18, adicionando kirsch (uma aguardente de cereja) ao queijo e mexendo em água fervente. Foi originalmente usado como um método para tornar o queijo duro mais fácil de digerir, quebrando suas proteínas e conteúdo de gordura.

Receita simples

O fondue de queijo moderno em geral consiste em pedaços de queijo e às vezes vinho ou cerveja aquecidos em uma panela de fondue de cozimento. O queijo é frequentemente combinado com outros ingredientes como alho, noz-moscada, manteiga, vinho ou cerveja.

Preparo perfeito do fondue de queijo

O fondue de queijo perfeito é a receita definitiva para qualquer festa de inverno. É fácil de preparar, pode ser servido com uma variedade de dippers, e garante que os seus convidados sairão satisfeitos.

A noite perfeita

SEJA A MULHER QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SER

Baixe o livro gratuito com meu método de quatro semanas para conquistar um estilo de vida saudável em apenas quatro semanas:

Você também receberá semanalmente minhas dicas para se tornar a melhor versão de você mesma.

Tudo começa derretendo a base de sua escolha – normalmente manteiga ou óleo, e depois adicionando o alho e os temperos (mas você também pode incluir ervas como o alecrim, se quiser). Assim que estiverem agradáveis e cheirosos, adicione o leite ou caldo para fazer a base líquida.

Como fazer fondue

Por fim, adicione os queijos cortados e deixe a mistura derreter. Você saberá quando está pronto, porque começará a borbulhar e você verá alguns pedaços ainda não cozidos no topo.

The Week in Toronto

Para levar à mesa, o ideal é servir em um aparelho próprio para fondue, que consiste em uma panela ou bowl sobre uma fonte de calor que manterá a mistura aquecida e derretida. O mais tradicional é o que funciona a álcool, mas eu recomendo usar um elétrico, principalmente para fondue de queijo porque ele mantém a temperatura estável, evitando queimar ou esfriar o queijo se não for monitorado.

MINHA SELEÇÃO DE APARELHOS DE FONDUE


A melhor parte do fondue de queijo: os acompanhamentos

Mas a parte mais divertida mesmo é escolher o que mergulharemos no fondue. Obviamente, não existem regras rígidas e você pode usar o que quiser, porém pode ser muito confuso escolher entre tantas opções.

MINHA SELEÇÃO PARA SERVIR


Além do mais, depois de tanto fazer, percebi que a melhor forma de escolher é pensando em como manter os convidados entretidos por mais tempo e a resposta é muito simples: variedade de sabores.

fondue de queijo simples

Não é uma questão de quantidade, mas de diversificação dos sabores. Quanto mais diferentes forem os acompanhamentos e mais constrastarem uns com os outros melhor, porque assim o jantar não fica enjoativo.

Para conseguir a variação perfeita, eu sigo esses passos simples:

  1. Começo com o pão que é o básico. Você pode usar o de sua preferência desde que tenha um sabor simples, como baguete francesa, pão italiano, etc. Pense que o pão precisa dar espaço ao sabor do queijo e deve ser o acompanhamento servido em maior quantidade já que ele serve de divisão entre os demais sabores.
  2. Depois eu escolho uma proteína, pode ser camarão, carne ou linguiça.
  3. Depois algo salgado, como azeitonas, tomate seco ou picles.
  4. Então eu trago algo doce para o constrastar. Se você gosta de frutas, pode usar uvas ou morangos. Eu gosto muito de usar cenouras.
  5. Eu complemento com algo “fora do fondue” para não cansar o paladar com apenas queijo. Normalmente sirvo batatas chips, mas pode ser algum tipo de embutido, por exemplo.

Comprar fondue pronto ou preparar em casa?

As duas opções são excelentes. Se você optar por fazer em casa (veja minha receita no final deste post) pode construir o sabor exato que deseja, definindo as proporções de queijos e temperos. Mas comprar pronto não diminui em nada a experiência dos convidados.

E se engana se você acha que não dá para transformar o fondue pronto em fondue gourmet. Aqui em casa, compramos a mistura de queijos já pronta, mas sempre damos um toque especial adicionando alho, pimenta do reino e outras ervas.

Você pode adicionar o que quiser quando o estiver derretendo, como alecrim, endro e diferentes pimentas.

VINHOS QUE COMBINAM COM FONDUE


Fondue de Queijo Suíço

Luciana
Preparo 10 mins
Porções 4

Ingredientes
  

  • 2 dentes de alho pequenos ligeiramente esmagados
  • 400 g de queijo Gruyère ralado
  • 100 g de queijo emmental ralado
  • 100 g de queijo suíço ralado
  • 4 colheres de chá de amido de milho
  • Pimenta do reino a gosto
  • Noz-moscada ralada a gosto
  • 310 ml de Riesling ou outro vinho branco seco

Instruções
 

  • Esfregue o interior de uma panela de fondue com um dente de alho. Pique os dois dentes de alho e coloque-os na panela.
  • Adicione o queijo, o amido de milho, a pimenta e a noz-moscada. Jogue para combinar.
  • Adicione o vinho e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre com uma colher de pau, até o queijo derreter e a mistura ficar homogênea.
  • Cozinhe muito suavemente por cerca de 30 segundos. Ajuste o tempero. Coloque em um aparelho de fondue e sirva imediatamente com os acompanhamentos de sua escolha.
The Week in Toronto

SEJA A MULHER QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SER

Baixe o livro gratuito com meu método de quatro semanas para conquistar um estilo de vida saudável em apenas quatro semanas:

Você também receberá semanalmente minhas dicas para se tornar a melhor versão de você mesma.

close

SEJA A MULHER QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SER

Baixe o livro com meu método para alcançar um estilo de vida saudável em apenas quatro semanas:

Você também receberá semanalmente minhas dicas para se tornar a melhor versão de você mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recipe Rating




jornalista lifestyle

Faça parte da minha rede de VIPs e receba dicas para se tornar a mulher dos seus sonhos.