Como aproveitar a rotina e valorizar mais a vida

O que é rotina?

Uma rotina é uma sequência de ações que repetimos na mesma ordem. É o um dos componentes mais importantes da produtividade e nos ajuda a atingir objetivos na vida. Mas não é fácil gostar da rotina.

O problema é que tudo que é feito repetidamente pode se tornar cansativo. A própria palavra “rotina” pode até ter uma conotação negativa para muitos, por isso tento dar um novo significado a isso e encarar a rotina como algo positivo.

Afinal, a vida não acontece apenas nos fins de semana e feriados. A vida é todo dia, todo momento e precisamos aprecia-la como um todo. Como? Aceitando a rotina e aprendendo a ama-la.

Leia também: Pratique Mindfulness e esteja sempre presente.

Por que uma rotina regular é a chave para a felicidade

gostar da rotina

Como diz o ditado, “o hábito é a segunda natureza” ou, como muitos de nós sabemos, rotina. Então é melhor começar a gostar da rotina.

A rotina é o que facilita a vida e nos ajuda a ser mais produtivos. Não se trata de se apegar a tudo com rigidez, mas sim de formar hábitos que sejam bons para você. Não importa que tipo de rotina seja – manhã, tarde ou noite – contanto que funcione para você e seu estilo de vida.

Uma rotina regular proporciona uma sensação de estabilidade e simplicidade na vida. Pode ajudar na autoconfiança e na sensação de poder em diferentes aspectos de suas vidas, como carreira e relacionamentos. E, por último, pode ajudar as pessoas a se concentrarem no que gostam de fazer e, ao mesmo tempo, eliminar coisas que não lhes trazem felicidade e alegria

Como implementar uma nova rotina em sua vida cotidiana

amar a rotina

Uma nova rotina pode ser um desafio para se formar. Mas vale a pena o esforço porque isso terá um impacto significativo em sua saúde, humor e produtividade. Gostar da rotina pode ajudá-lo a atingir seus objetivos com mais facilidade, mantê-lo focado no que é importante e fazer com que você se sinta realizado.

Uma boa rotina é aquela que você gosta e que é sustentável. Você deve levar em consideração seu humor, seu estilo de vida e seu trabalho ao criar uma nova rotina.

A melhor maneira de começar uma nova rotina é usar algo que você faz diariamente como base para construir uma nova rotina. Por exemplo, se você acorda às 7h todas as manhãs, a próxima etapa pode ser fazer exercícios pela manhã antes de começar a trabalhar ou verificar o e-mail.

A importância de ter estrutura em sua vida cotidiana para se tornar mais feliz

bons habitos

Os seres humanos são criaturas de hábitos. Quando temos uma rotina, isso nos deixa em paz. Quando a gente passa a gostar da rotina, somos felizes.

Temos hábitos para todos os aspectos de nossa vida diária, desde as coisas mais simples até os aspectos mais importantes de nossa vida.

Ter estrutura em sua vida é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para ser feliz. Isso torna tudo mais fácil e nos ajuda a manter o equilíbrio em nossas vidas.

É quase paradoxal que, por ter estrutura, também tenhamos liberdade dentro dessa estrutura porque há menos decisões a tomar.

Como gostar da rotina

melhorar rotina

Eu sei que à esta altura você está esperando que eu lhe fale coisas mirabolantes ou escreva sobre pensamentos profundos. Mas o caminho é tão simples quanto isso:

Para amar sua rotina, você precisa fazer mais do que ama.

É obvio que não podemos nos livrar das tarefas que não gostamos ou evitar momentos desagradáveis. Mas podemos equilibrar nosso dia trazendo elementos positivos para ele.


jornalista lifestyle

Não espere o fim de semana chegar para fazer o que gosta. Faça hoje nem que seja por apenas 5 minutos. Gosta de bordar? Borde todos os dias por ao menos 5 minutos. Gosta de ler? Não espere “ter tempo de ler”, leia por cinco minutos.

Você pode inclusive incluir atividades mais “avançadas” à sua rotina. Já pensou em combinar um café com sua melhor amiga todas as quartas depois do trabalho? Moram longe? Combinem uma ligação toda quarta para bater papo.

A partir do momento em que seu dia a dia é preenchido com coisas que você gosta… preciso completar a frase?… você passa a gostar do seu dia a dia!

Crie variações para gostar da rotina

Nem mesmo amando o que fazemos conseguimos fazer algo sempre igual por muito tempo. Por isso, tente variar um pouco a sua rotina.

Uma forma super simples de fazer isso é invertendo ordem de tarefas. Você pode fazer isso de vez em quando ou deixar para fazer outro dia algo que não está muito inspirada para fazer hoje.

3 passos para trazer mudanças positivas e gostar da sua rotina

rotina suadavel

Por mais clichê que pareça, você deve amar sua rotina. Uma rotina positiva torna as pessoas felizes e saudáveis. Também leva a um melhor desempenho no trabalho. Portanto, se você deseja melhorar seus relacionamentos, saúde ou trabalho, tente estas três etapas.

  1. Comece pequeno: você deve começar com uma pequena mudança para tornar a transição mais fácil para você. Por exemplo, você pode começar bebendo mais água ou acordar mais cedo.
  2. Torne-o sustentável: quando você estiver se sentindo bem com a mudança que fez no início, pense em como você pode tornar essa mudança sustentável em sua vida, porque nem sempre é fácil continuar fazendo algo novo por muito tempo.
  3. Aproveite os efeitos positivos: depois de tornar essa mudança sustentável para você, aproveite os benefícios de sua nova rotina e lembre-se de que ela
close

SEJA A MULHER QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SER

Baixe o livro com meu método para alcançar um estilo de vida saudável em apenas quatro semanas:

Você também receberá semanalmente minhas dicas para se tornar a melhor versão de você mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

jornalista lifestyle

Faça parte da minha rede de VIPs e receba dicas para se tornar a mulher dos seus sonhos.