Receita de Macarrão Chinês de Camarão

macarrão chinês

Semana passa preparamos um macarrão chinês de camarão aqui em casa. O sabor é tão rico que resolvi pesquisar sobre a culinária chinesa.

A comida chinesa é uma das cozinhas mais populares do mundo. É também uma das cozinhas mais antigas, com uma história que remonta a mais de 4000 anos atrás. A vasta variedade de comida chinesa reflete a vasta paisagem da China e diferentes zonas climáticas, produzindo comida oriental com sabores, texturas, técnicas culinárias e ingredientes distintos.

As receitas chinesas tradicionais são baseadas em filosofias antigas que acreditam que todos os cinco órgãos principais do nosso corpo precisam de nutrientes específicos para funcionar corretamente. Portanto, muitos pratos tradicionais chineses são ricos em ingredientes nutritivos como proteínas, minerais e vitaminas.

Veja também: Banquete filipino


jornalista lifestyle

O macarrão chinês

O macarrão chinês é um prato clássico. É um dos pratos que os chineses adoram comer em qualquer época do ano. Macarrão é um alimento básico na maioria das famílias na China e pode ser cozido de várias maneiras, desde frito até cozido.

Um exemplo perfeito seria o chow mein ao estilo cantonês, feito com macarrão de trigo e temperado com molho de soja, molho de ostra, óleo de gergelim e gengibre picado. Este prato é super rico devido a todos esses sabores adicionados a ele, o que também o torna muito delicioso!

Chow Mein é um prato de macarrão frito que é popular em muitas partes da China. É composto por macarrão, vegetais e carne. O nome do prato vem das palavras cantonesas para “macarrão mexido” ou “macarrão frito”.

O chow mein é um dos pratos de macarrão mais famosos da China. Foi originalmente criado para alimentar um grande número de pessoas de forma barata e eficiente, com ingredientes que podem ser cozinhados rapidamente. Costuma ser servido no ano novo chinês porque pode ser preparado em grande quantidade e comido frio ou reaquecido facilmente.

Na China, o prato é conhecido como Chāo Miàn (炒面) ou Zhá Miàn (炸 面), que significa “macarrão frito”. Na Malásia e em Cingapura, é chamado de Chow Mei Fun ou Char Mee Fun. A última versão foi influenciada pela cultura local Peranakan do sudeste da Ásia.

A primeira menção do nome deste prato na América aconteceu em 1874, quando foi anunciado como um “prato exótico da China com um toque ocidental” em um restaurante de Nova York, mas atualmente é facilmente reconhecido em qualquer lugar do mundo, sendo oferecido tanto em restaurantes como em locais de rua.

Chow Mein de Camarão

Luciana
Preparo 10 mins
Cozimento 15 mins
Prato Principal
Cozinha Chinese
Porções 2

Ingredientes
  

  • 285 g de camarão
  • 200 g de macarrão Chow Mein
  • 113 g de ervilhas verdes
  • 113 g Bok Choy
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 4 colheres de sopa de molho de pimentão doce
  • 4 colheres de sopa de molho vegetariano de ostra
  • 6 g de alho
  • 56 g de cebola picada
  • 1 unidade de cebolas verdes
  • 160 g de pimentão doce

Instruções
 

  • Adicione 10 xícaras de água quente e 2 colheres de chá de sal em uma panela grande. Cubra e leve para ferver em fogo alto. Enquanto a água começa a ferver, corte as cebolas verdes em fatias finas. Descasque e pique ou rale o alho. Core e corte a pimenta em fatias de 1/4 de polegada. Corte o bok choy em pedaços de 1/4 de polegada.
  • Adicione o macarrão chow mein à água fervente. Cozinhe descoberto até ficar macio, 1-2 min. Escorra o macarrão usando uma peneira e enxágue em água fria até que esfrie. Deixe o macarrão na peneira para escorrer.
  • Enquanto o macarrão cozinha, adicione o molho de pimenta doce, o molho vegetariano de ostra, amido de milho, 1 colher de chá de açúcar e 1/3 xícara de água em uma tigela pequena. Tempere com sal e pimenta e misture bem.
  • Escorra e lave o camarão, usando uma peneira. Seque com papel-toalha e tempere com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira grande antiaderente em fogo médio-alto. Quando estiver bem quente, adicione 1/2 colher de sopa de óleo (dbl para 4 ppl) e depois o camarão. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que o camarão fique rosa, 2-3 min. Transfira para um prato.
  • Aqueça a mesma panela em médio-alto. Quando estiver bem quente, adicione 1/2 colher de sopa de óleo, depois cebola, alho, pimentão, ervilha e bok choy. Tempere com sal e pimenta. Cozinhe, mexendo sempre, até que os pimentões e o bok choy estejam crocantes (3-5 minutos). Reduza o fogo para médio. Junte o camarão e o molho. Leve para ferver e cozinhe até engrossar um pouco o molho, 2-3 min.
close

MEU SEGREDO!

Neste vídeo de pouco mais de 5 minutos eu lhe conto uma dica muito fácil para ser mais feliz instantaneamente!

Você também receberá semanalmente minhas dicas para se tornar a melhor versão de você mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recipe Rating




jornalista lifestyle

Faça parte da minha rede de VIPs e receba dicas para se tornar a mulher dos seus sonhos.