Mindfulness: o que é e como trazê-la para o seu dia a dia

Um dos equívocos mais comuns sobre a mindfulness é que você tem que ficar sentado com as pernas cruzadas e não fazer nada por horas, e isso simplesmente não é o caso. Na verdade, com plena consciência, você pode beber café, correr ou simplesmente sentar-se na cadeira e pensar no que está acontecendo em sua vida agora.

Mindfulness pode ajudar com clareza mental, alívio do estresse, alívio da dor física, anti-envelhecimento, bem como muitos outros benefícios.

É muito importante saber quais benefícios você deseja alcançar antes de praticar a atenção plena, pois diferentes tipos de prática proporcionarão resultados diferentes.

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O que é Mindfulness e por que é benéfico?

mindfulness

Mindfulness é uma prática que envolve viver o momento e desenvolver a aceitação dos próprios pensamentos, emoções, sensações e arredores.

A plena atenção não é apenas sentar e sentar. É estar presente em todas as áreas da vida. Para quem sempre quis estar mais presente na vida ou no trabalho, a atenção plena pode ajudá-lo a atingir esse objetivo.

O que é atenção plena? Mindfulness, conforme definido pelo dicionário Oxford, significa “um estado mental alcançado pela concentração da consciência no momento presente.” É também conhecido como “estar ciente do que está acontecendo no momento presente sem analisá-lo”.

A atenção plena pode ser praticada por meio de uma infinidade de disciplinas, incluindo ioga e meditação. A meditação nos ajuda a treinar nossas mentes para que nos tornemos mais conscientes, é uma das formas mais objetivas de se “praticar” mindfulness e pode ser o ponto de partida para uma vida mais presente.

Como iniciar uma prática de mindfulness em casa ou no trabalho

atenção plena

Você quer começar uma prática de atenção plena? Primeiro, encontre um espaço onde você possa meditar confortavelmente. Se você tiver uma cadeira, encontre a postura correta e sente-se com a coluna reta. Você também pode trazer cobertores ou almofadas para ficar mais confortável. Sente-se ereto e feche os olhos. Respire profundamente por 20 minutos sem distrações. Sente-se em silêncio e desfrute da quietude da meditação.

Como começar a meditar para mindfulness

como praticar mindfulness
jornalista lifestyle

Existem muitas maneiras de iniciar a meditação, mas para simplificar lhe darei algumas dicas que tornarão mais fácil começar.

Encontre um horário e um lugar para a sua meditação – o horário é importante porque é útil meditar no mesmo horário todos os dias. O local para meditação pode ser qualquer lugar, mas recomendo que você encontre um local calmo ou tranquilo.

Livre-se de todas as distrações – coloque o telefone no modo silencioso, desligue a TV e feche a tampa do laptop, se estiver usando um. É muito importante que você não se distraia com nada enquanto tenta se concentrar.

Experimente meditações guiadas – meditações guiadas são ótimas porque ajudam você a relaxar e visualizar coisas diferentes. Eu gosto muito do aplicativo Headspace.

Caso prefira meditar sem guia, você pode simplesmente fechar o olhos e tentar perceber tudo a sua volta. Comece pelas sensações do seu corpo (frio, calor?) e amplie para os sons do ambiente.

Como voltar ao presente rapidamente

mindfulness na rotina

Mindfulness não se resume a meditação e muito menos é algo que “praticamos” por alguns minutos do dia. O ideal é ter um estado de consciência sempre presente para que possamos aproveitar melhor o nosso dia a dia.

Mas, obviamente, nem sempre nos sentimos focados e nosso pensamento pode começar a vagar sem controle. Quando isso acontece, é preciso voltar a centrar-nos.

Uma maneira de fazer isso é perguntar a si mesmo: “Estou aqui, agora?” Caso contrário, você pode usar qualquer uma das seguintes técnicas para se aterrar:

  • Faça cinco respirações profundas.
  • Traga sua atenção de volta para sua respiração.
  • Observe o que está acontecendo na sala ao seu redor.
  • Rodeie-se, observando o que está tocando seu corpo – dos pés no chão, passando pelas pernas, tronco, braços e pescoço.
  • Observe onde você sente calor e como seu corpo percebe o ambiente. Preste atenção também nos sons à sua volta.

Meus livros preferidos para praticar a atenção plena e melhorar a sua vida significativamente

Com mais de 300 mil exemplares vendidos, esse livro e os áudios de meditação disponibilizados apresentam uma série de práticas simples para expandir sua consciência e quebrar o ciclo de ansiedade, estresse, infelicidade e exaustão.

Recomendado pelo Instituto Nacional de Excelência Clínica do Reino Unido, este método ajuda a trazer alegria e tranquilidade para sua vida, permitindo que você enfrente seus desafios com uma coragem renovada.

Este manual traz uma abordagem passo a passo para que você possa libertar-se de autojulgamentos duros e padrões impossíveis de atingir, cultivando o bem-estar emocional. Baseado no inovador programa Mindful Self-Compassion (MSC), desenvolvido por Neff e Germer, este livro inclui guias para meditação; práticas informais para fazer a qualquer hora, em qualquer lugar; exercícios; e histórias vívidas de pessoas que usam as técnicas para abordar o estresse no relacionamento, problemas de peso e imagem corporal, problemas de saúde, ansiedade, entre outros.

Pioneiro em demonstrar os benefícios da atenção plena na terapia de redução do estresse, Jon Kabat-Zinn convida você a transformar a maneira como se relaciona com seus pensamentos e sentimentos, acalmando o barulho interno e despertando para o momento presente.

Neste livro, o autor oferece instruções, respostas e reflexões tanto para quem já conhece as técnicas quanto para quem está começando a trilhar esse caminho.

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