Bife ao creme de molho inglês

Molho ingles

O molho inglês – também conhecido como molho worcestershire – é um dos condimentos mais populares do mundo. É utilizado para dar sabor a pratos de carne, vegetais ou molhos. O molho tem um sabor difícil de descrever, mas para quem já experimentou afirma que não consegue se imaginar cozinhando sem ele.

O molho worcestershire foi criado em 1838 pelo químico John Wheeley Lea e comercializado por George Worcestershire. O molho foi inspirado nas viagens de Lea à Índia, onde descobriu o sabor do curry e decidiu combinar sua própria receita secreta com ele. Primeiro, eles misturaram especiarias como alho, cebola, sal e anchovas com vinagre e um velho caldo de carne. Em seguida, eles adicionaram melaço que lhe deu sua famosa cor marrom escuro e um sabor único que não pode ser encontrado em qualquer lugar.

Veja também: Bife com batata saboroso

Ingredientes do molho inglês

O molho é feito de uma combinação de vinagre e melaço e especiarias, como tamarindo, cravo, pimenta da Jamaica e coentro. Vários fabricantes diferentes produzem molho inglês.

Usos do molho worcestershire

Ao contrário do ketchup, que é comumente usado para acompanhar batatas fritas ou hambúrgueres no maior país do mundo, o molho inglês é um alimento básico no preparo de arroz frito, carnes e vegetais.

O molho inglês pode ser encontrado nas mesas de restaurantes de todo o Brasil e não é incomum as pessoas terem duas garrafas em casa: uma na mesa o tempo todo e outra na geladeira.

Mas nesta receita, o molho inglês é mais que um condimento levado à mesa, é parte principal do creme que acompanha o bife e transforma um prato simples em algo muito mais sofisticado e que pode ser preparado em várias ocasiões especiais.

Fiz esta receita em um jantar de sábado aqui em casa e acompanhamos o prato com um vinho Bordeaux. Abaixo, deixo algumas indicações para você deixar o seu jantar inesquecível.

VINHOS QUE COMBINAM COM ESTE PRATO

Bife ao creme de molho inglês

Luciana

Ingredientes
  

  • 285 g de bife de carne
  • 113 g de cogumelos
  • 340 g vagem
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de sopa de molho inglês
  • 2 colheres de sopa de concentrado de caldo de carne
  • 3 colheres de sopa de creme azedo
  • 1 colher de sopa de farinha
  • 50 g chalota ou cebola
  • 4 colheres de sopa de manteiga sem sal

Instruções
 

  • Antes de começar, pré-aqueça o forno a 230ºC. Lave e seque todos os produtos. Apare e corte a vagem pela metade. Descasque e pique ou rale o alho. Descasque e corte a chalota em pedaços de 1/4 de polegada. Corte os cogumelos pela metade.
  • Adicione 8 xícaras de água e 2 colheres de chá de sal em uma panela grande. Cubra e leve para ferver em fogo alto. Adicione a vagem à água fervente. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até ficarem crocantes, 2-4 min. Escorra o feijão verde e volte à mesma panela. Reduza o fogo para médio. Adicione 1 colher de sopa de manteiga e o alho restante. Cozinhe, mexendo sempre, até perfumar, 1 min. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  • Enquanto a água começa a ferver, aqueça uma panela grande antiaderente em fogo médio-alto. Adicione 1 colher de sopa de manteiga e gire a panela para derreter. Quando derreter, retire a panela do fogo. Adicione os cogumelos e metade do alho. Tempere com sal e pimenta e misture bem. Adicione a mistura de cogumelos em um lado de uma assadeira forrada de pergaminho. Asse no forno até dourar e ficar macio, 14-16 min. Limpe a panela com cuidado.
  • Enquanto os cogumelos assam, aqueça a mesma panela em fogo médio-alto. Enquanto a frigideira aquece, seque os bifes com toalhas de papel. Tempere com sal e pimenta. Quando estiver bem quente, adicione 1/2 colher de sopa de óleo e, em seguida, bifes. Salteie até dourar, 1-2 min de cada lado. Retire a panela do fogo e transfira os bifes para o outro lado da assadeira com os cogumelos. Asse no topo do forno até ficar cozido no ponto desejado, 5-8 min.
  • Aqueça a mesma panela em fogo médio. Adicione 1 colher de sopa de manteiga (dbl para 4 ppl) e gire a panela para derreter. Adicione chalotas. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até ficar ligeiramente macio, 2-3 min. Polvilhe a farinha sobre as cebolas e cozinhe, mexendo sempre, até combinar, 30 seg. Bata lentamente em 2/3 xícara de água, o concentrado de caldo e o molho inglês até ficar homogêneo. Leve para ferver em fogo médio-alto. Cozinhe, mexendo sempre, até o molho engrossar um pouco, 2-3 min. Retire a panela do fogo e misture o creme de leite até combinado. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  • Corte os bifes em fatias finas e divida entre os pratos. Sirva os cogumelos e a vagem ao lado. Coloque o creme inglês sobre os bifes.
close

SEJA A MULHER QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SER

Baixe o livro com meu método para alcançar um estilo de vida saudável em apenas quatro semanas:

Você também receberá semanalmente minhas dicas para se tornar a melhor versão de você mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recipe Rating




jornalista lifestyle

Faça parte da minha rede de VIPs e receba dicas para se tornar a mulher dos seus sonhos.