Por que você precisa tirar mais fotos

Hoje em dia praticamente todo mundo tem uma câmera no bolso o dia inteiro. Quer dizer, difícil ficar no bolso, já que estamos sempre com nossos celulares na mão.

Nunca se tirou tanta foto na história da humanidade, estima-se que 1.4 trilhões de fotos serão feitas somente no ano de 2021. 

Mas então por que estou dizendo que você precisa tirar ainda mais fotos? Porque você precisa sim tirar mais fotos, ou melhor, mais fotos de momentos que importam.

Royal Botanical Gardens

Cartier Bresson, um dos maiores fotógrafos da história comparava a fotografia ao registro de um momento decisivo. Para ele, a fotografia tinha o poder de congelar um instante e eternizar sua história. Então por que não eternizar os melhores momentos da nossa vida e vive-los novamente sempre que quisermos.

É muito comum a gente achar que não tem nada a ser fotografado no dia, mas é tudo uma questão de olhar diferente, às vezes de um ângulo diferente, outras vezes com uma intenção diferente. Olhar para coisas cotidianas e perceber que suas cores, textura e, principalmente, porque precisamos delas nas nossas vidas.

Veja também:

 

Royal Botanical Gardens

Todas as minhas segundas-feiras começam iguais. Eu reviso e edito todas as fotos que fiz na semana anterior. Essa é a primeira atividade da minha semana porque ela é o ponto de partida para o conteúdo do meu blog, já que dessas fotos vou selecionar as que irão virar posts ou serão publicadas em redes sociais.

Algo que notei com o tempo é que quando a semana anterior foi boa eu tenho muitas fotos para serem editadas e, quando a semana foi sem graça, eu tenho poucas fotos. Logo criei a correlação entre aproveitar meus dias e tirar fotos dele.

The Week in Toronto
jornalista lifestyle

Quanto mais fotos eu faço e quanto mais eu gosto dessas fotos, mais elas me trazem um sentimento de satisfação pelo que vivi e isso se transforma em gratidão.

Por isso há alguns anos comecei a não só fazer fotos da minha rotina, como realmente documenta-la, imprimido as melhores fotos e editando um álbum que cada vez que abro me traz todas as lembranças boas de volta.

Obviamente, você não precisa chegar ao meu grau de loucura com fotografia, mas eu lhe proponho o teste de tentar fazer mais fotos do seu dia a dia para ver como isso muda muito a sua perspectiva em relação à própria vida.

The Week in Toronto

Se você chega a 100 fotos em uma semana, não pode mais dizer que não tem acontecido nada na sua vida, né?

E não é uma questão de frequentar apenas lugares bonitos, se vestir impecável, ou ter a casa dos sonhos. É uma questão de enxergar beleza no ordinário, um exercício até difícil no início, mas que vai ficando mais fácil à medida que você vai praticando.

Week in Toronto

Outra atividade que lhe proponho é começar a organizar suas fotos. Tirar milhares de fotos com o celular e deixa-las na memória do aparelho não traz nenhum benefício. A magia da foto não está em fazê-la e sim revisita-la e sentir todas as emoções do momento registrado novamente.

Você pode organizar em diferentes pastas do seu computador, pode usar serviços online de hospedagem de fotos ou, melhor ainda: pode imprimi-las! Minha verão preferida porque para mim é como se materializasse o momento vivido. Além de, vamos ser sinceros, tendemos a dar mais valor ao que é físico e logo cuidamos mais das nossas lembranças.

Fazer fotos para redes sociais é muito divertido. Sem falar que as curtidas nos trazem um sentimento de recompensa e acariciam nosso ego. Eu sei disso porque social media é parte do meu trabalho. Mas fazer fotos para nós mesmos é tão importante quanto para postar no Instagram.

The Week in Toronto

Em tempos em que estamos buscando validação em redes sociais ao mesmo tempo que nos preocupamos demais com como nossa aparência será julgada, fazer fotos pelo simples ato de registar nossos momentos é muito poderoso para nossa saúde mental.

E lembre-se: nem toda foto precisa ser uma obra de arte, o que sim todas devem fazer é nos contar uma história e nenhuma história é mais importante do que a história das nossas vidas.

Por isso. Fotografe. Mais.

Week in Toronto
jornalista lifestyle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *