Prepare todo o almoço da semana em 20 minutos

Receita prática
Receita prática para toda a semana em 20 minutos

Uma receita prática pode ser o Santo Graal para uma rotina descomplicada e saudável. Quantas vezes a gente acaba comendo porcaria simplesmente por falta de uma opção ou preguiça mesmo? Já pensou se pudéssemos estalar os dedos e ter algo pronto para comer?

Bom, não basta um estalar de dedos mas você verá que a receita deste post pode lhe salvar em dias que tudo o que queremos é comer algo gostoso, mas simplesmente não temos tempo para ficar no fogão.

Você também vai amar: massa de pizza de couve-flor mais prática que a normal.

Aliás, talvez você nem precise de um fogão para “preparar” sua comida, água quente basta. Se você trabalha em um local onde você possa conseguir água quente, você já tem tudo o que precisa!

A ideia é muito simples e tem me salvado horas durante meus dias de trabalho, simplesmente porque reservo 20 minutinhos por semana para preparar minha comida no pote para toda a semana. E se engana se você acha que minhas refeições são sem graça ou se limitam a saladas. Dá para comer saudável e ficar satisfeita em apenas 5 minutos!

Comida no pote: uma forma prática para o almço.
Comida no pote foi a solução que encontrei para comer saudável todos os dias.

Como montar sua comida no pote da semana em 20 minutos

Esta receita prática é bem simples e flexível. Eu gosto de começar vendo o que já tenho na geladeira: aquele resto de pimentão, de cenoura, até sobra de frango dá para aproveitar!

O ideal é montar uma refeição balanceada que contenha proteína, carboidrato e vegetais. O que você vai usar em cada um desses espaços é escolha sua. E claro, para unir tudo harmoniosamente: tempero. E nem essa parte é complicada já que nessa receita prática eu uso caldo de legumes, sim, o Knorr que já estamos tão acostumados.

Passo a passo

Eu começo a montagem do meu pote de vidro com 1/2 cubinho de caldo (pode ser de legumes, frango, etc… dependendo da proteína que você irá colocar).

Depois eu coloco cerca de 150g de alguma proteína (em geral, frango cozido desfiado, camarões cozidos ou tofu). Essa é a medida que costumo comer, mas você pode colocar a quantidade que achar melhor para você.

Por cima da proteína a gente coloca os vegetais. Eu adoro usar pimentões e cenouras porque contrastam muito bem entre si. Mas você pode colocar qualquer vegetal que possa ser consumido quente. Por exemplo, alface murcha com calor, então prefira espinafre, couve ou bok choy.

Lembre-se: se o vegetal precisar ser cozido, corte em pedaços pequenos, ou rale, como é o caso da cenoura. Outras sugestões para você usar são rabanetes, abobrinhas, cogumelos, brócolis e couve-flores.

Para terminar com o carboidrato eu coloco macarrão de arroz sobre tudo. Eu gosto da opção de arroz porque é mais leve (não tem glúten 😉) e cozinha super rápido. Você pode usar qualquer macarrão que seja fininho o suficiente para cozinhar em água fervente em 5 minutos.

Com os meu pote montado, eu fecho e levo à geladeira, onde guardo por até uma semana. Na hora de comer, eu só preciso adicionar água fervente, fechar e esperar 5 minutinhos. Depois eu transfiro para um bowl, mas você pode inclusive comer direto do pote e ter uma peça a menos para lavar. É ou não é a receita mais prática do mundo?

Você também vai amar: Faça esses ovos e deixe seu café da manhã mais sofisticado.

Receita prática para o jantar
Uma receita prática pode salvar nossos dias.

jornalista lifestyle

Receita prática para o almoço

Eu gosto muito de preparar essa receita prática de comida no pote para os dias em que trabalho sozinha em casa. É tão ruim fazer comida só para uma pessoa, né? Eu acabava comendo porcaria e não me alimentando como deveria.

Então uma vez por semana eu reservo 20 minutos para cortar os ingredientes, colocar no pote e guardar todas as minhas refeições da semana de uma só vez.

Como durante o dia precisamos de mais energia e até podemos comer mais calorias, para os potes de almoço eu coloco um pouco mais de macarrão, o que me deixará mais satisfeita por mais tempo, sem necessidade de ter que comer outra coisa logo depois.

Receita prática para o jantar

Já para o jantar eu incluo mais vegetais e um pouco menos de macarrão porque o ideal é comer algo mais leve.

Se eu também tenho a opção de mais de uma proteína para a semana, eu sempre deixo a “melhor” para o jantar simplesmente porque -mesmo sendo uma solução para dias corridos – eu gosto de sentar à mesa e ter uma refeição um pouco mais formal.

E essa é grande vantagem dessa comida no pote: ao contrário de marmitas comuns, você pode transferir sua refeição para uma louça e montar um prato bonito. Vão até pensar que você passou horas preparando a comida 😉.

Como preparar sua comida no pote em 5 minutos

Não tem mistério: na hora de comer, eu encho o pote de vidro com água fervente, fecho e deixo descansando por 5 minutos. Dou uma sacudinha para o tempero pegar bem e pronto!

Se quero, transfiro para um bowl de louça, mas se não quero ter mais louça para lavar, como no pote, mesmo, hehe.

Infinitas variações

Sabe mais uma coisa legal? Preparar um pote ou dez leva praticamente o mesmo tempo. Então você pode usar 20 minutos da sua semana e preparar comida para a semana inteira tanto para você como para sua família.

Por que uso macarrão de arroz

O macarrão de arroz – ou bifum – é o mais indicado porque cozinha facilmente. Mas essa está longe de ser a única vantagem de optar por esse tipo de massa.

Segundo a nutricionista Valéria Goulart, esse tipo de massa não tem gorduras saturadas e conta com menor índice glicêmico que o macarrão de trigo. Além disso, não tem glúten e é ideal para quem quer manter o peso ou emagrecer, garante a especialista.

O melhor pote para fazer sua comida


Clique na imagem para comprar

Você pode usar qualquer pote de vidro com tampa que resista ao calor da água fervente e que também feche adequadamente. Você pode inclusive reaproveitar potes de produtos que tenha em casa, como molho de tomate, por exemplo.

Para as minhas receitas eu uso um pote de 1 litro e considero esse o tamanho ideal para uma refeição de adulto. Mas é claro que você pode preferir uma refeição maior ou menos que essa.

Minha receita prática preferida

Há inúmeras formas de montar a sua comida no pote, mas é claro que sempre temos aquela combinação preferida que sempre fazemos quando não queremos pensar muito. E para lhe ajudar a começar os seus preparos, compartilho aqui a receita que mais faço em casa. Mas lembre-se: você pode substituir o ingrediente e a quantidade que quiser!

Receita prática de comida no pote

Luciana
Preparo 20 mins
Prato Principal
Porções 4 Potes

Ingredientes
  

  • 2 cubos caldo de legumes
  • 600 g camarão
  • 1 pimentão
  • 1 cenoura
  • 100 g bok choy
  • 400 g macarrão de arroz

Instruções
 

  • Tempere o camarão com sal (ou algum outro tempero,s e quiser, mas lembre-se que ele pegará o sabor do caldo de legumes) e cozinhe em água fervente ou em uma panela de vapor por 5 minutos. (O ideal é ficar um pouco antes do ponto r o cozimento irá efeminar na hora de comer).
  • Enquanto o camarão cozinha, pique o pimentão em tirinhas.
  • Rale a cenoura.
  • Descarte a parte dura da raíz do bok choy e corte as folhas no tamanho que você prefira para comer.
  • Corte os cubinhos de caldo ao meio e insira 1/2 em cada pote.
  • Coloque os camarões (se forem grandes, você pode pica-los para ficar mais fácil de comer).
  • Coloque os vegetais na ordem que preferir.
close

SEJA A MULHER QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SER

Baixe o livro com meu método para alcançar um estilo de vida saudável em apenas quatro semanas:

Você também receberá semanalmente minhas dicas para se tornar a melhor versão de você mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recipe Rating




jornalista lifestyle

Faça parte da minha rede de VIPs e receba dicas para se tornar a mulher dos seus sonhos.