Quer fazer um jantar sofisticado em poucos minutos? Esta receita é para você!

A receita de camarão mais simples de fazer.
Esta receita de camarão é elegante e leve.
Camarão ao alho sobre arroz pilaf
Esta receita de camarão é ideal para jantares românticos ou quando temos visitas e queremos impressionar. Leva ingredientes leves e valoriza a proteína, deixando o camarão como protagonista do prato.
Pule para a Receita

Uma receita de camarão para ser boa precisa ser complicada? Nada disso! Este post é para lhe provar que você pode preparar um jantar elegante, impressionar seus convidados e não perder tempo na cozinha.

Aqui em casa o camarão é uma proteína muito presente na nossa mesa, primeiro porque amamos e segundo porque é uma das mais fáceis de preparar, sendo perfeita para dias em que não tenho muito tempo para passar na cozinha.

Mas sabe qual é o melhor motivo? Camarão é uma proteína nobre que eleva qualquer jantar. Por isso, se preciso preparar algo rápido, mas ainda assim quero que o jantar seja especial ou irei receber visitas, uma receita de camarão é o coringa que preciso.

E nem é segredo que consumimos muito esse crustáceo. Se você acompanha o blog (ou meus vlogs) já deve ter visto a minha receita de macarrão chinês de camarão que fez bastante sucesso.

Eu também mostrei como usar camarão como base para preparar a comida de uma semana inteira em apenas 20 minutos.

Aliás, camarão é tão versátil que o incluímos até nas nossas noites de fondue.

O que esperar de uma receita de camarão?

Fale a verdade, você prefere que um amigo lhe convide a sua casa para “um jantar” ou para “preparar um prato à base de camarões”? Tenho certeza que você ficaria muito mais empolgada com a segunda opção.

Isso porque culturalmente enxergamos o camarão como uma proteína leve, saborosa e que está presente em pratos caros ou sofisticados. Em outras palavras: nossas expectativas aumentam imediatamente quando pensamos em uma receita de camarão.

PRATOS PERFEITOS PARA ESTA RECEITA


E normalmente nossas expectativas são alcançadas porque a tarefa mais fácil do mundo é transformar uma proteína tão simples como camarão em algo sofisticado e elegante.

Toda receita de camarão é saudável?

O camarão em si é uma excelente proteína. Mas o que conta mais na decisão de se é ou mão saudável é a receita como um todo.

A dieta mediterrânea, por exemplo, é uma das mais conhecidas quando falamos em alimentação saudável. Ela foi eleita, pela quinta vez consecutiva, a dieta mais saudável segundo o US News & Report, empresa de mídia que faz essa lista há mais de 30 anos nos Estados Unidos.

Então, se posso lhe dar um conselho, diria que o ideal é se inspirar nos alimentos consumidos nas regiões em torno do mar Mediterrâneo, ou seja, produtos frescos como frutas, legumes, peixes, azeites e grãos.

Qual a melhor forma de preparar camarão?

Há várias formas de se preparar camarão e nenhuma é melhor que a outra. No fim das contas o que define é a preferência de cada um.

Uma das minhas formas preferidas é no vapor porque é fácil de fazer. É quase impossível errar o ponto quando cozinhamos de forma tão delicada como no vapor.

Para isso, você precisa apenas colocar seus camarões temperados em um recipiente com furos, sobre água fervente. Eu faço isso com uma panela de vapor, mas você pode improvisar com um simples coador de metal (não use plástico porque pode derreter!) sobre uma panela com água fervendo no fogão. Há também aparelhos específicos de cozimento a vapor que funcionam perfeitamente para camarões e outros alimentos.

Mas é claro que essa não é a única alternativa. *Você pode optar por grelhar os camarões, desde que tenha o cuidado de usar uma boa frigideira anti-aderente.* Tome muito cuidado para não deixar gruda-los no fundo porque é uma proteína muito delicada.

Outra opção é fritar os camarões. Apesar de ser o modo de preparo preferido de muitos, devo lhe alertar que é o mais arriscado porque você pode deixar o prato muito pesado e gorduroso se não tomar cuidado.

*Se você não quer abrir mão daquele barulhinho crocante ao morder os camarões, lhe sugiro fritá-los em uma airfryer.*

A melhor forma de prepara camarões.
O camarão é uma das proteínas mais versáteis que podemos escolher.

jornalista lifestyle

Quais acompanhamentos combinam com camarão?

Como eu falei no início deste post, camarão é uma das proteínas mais versáteis que existe e, por isso, combina com uma variedade de alimentos.

Se você ficar na dúvida sobre com o que acompanhar sua receita de camarão, opte sempre por alimentos leves, já que estamos falando de uma proteína muito leve.

Arroz é uma excelente opção quase sempre, principalmente se preparado de forma simples e com temperos leves. Gosto muito de fazer arroz com ervas ou sabores cítricos porque são temperos que combinam muito bem com o camarão.

PRODUTOS QUE VOCÊ VÊ NA MINHA COZINHA


Outro acompanhamento que não tem erro é uma boa massa. Dê preferência para massas frescas porque costumam ser mais leves (lembre-se que o ideal é não combinar nada pesado com uma proteína tão leve).

Você pode, por exemplo, preparar um fettuccine de espinafre, ao alho e óleo (tem algo mais simples que simples que isso?) e cobrir com camarões no vapor e temperado com ervas.

Quais temperos utilizar em camarões?

E chegou a hora de falar sobre os temperos que podemos usar em uma receita de camarão.

Aqui seguimos a mesma lógica do acompanhamento: apesar de ser uma proteína versátil, o ideal é sempre pensar em ingredientes leves.

Tenho uma dica para você: quando estiver na dúvida sobre como temperar camarões, pense em um prato que você comeria em um restaurante de frente para o mar, no verão. Possivelmente, em vez de um molho de queijo super pesado você escolheria uma manteiga de ervas, certo?

Então, na dúvida, sempre se imagine consumindo a proteína que quer preparar no ambiente ideal que a consumiria. O camarão vem do mar, logo pratos que remetem a essa paisagem possivelmente são a melhor escolha.

E se você quer decidir rápido, opte por uma dessas opções à prova de erros: ervas finas, limão siciliano, alho e azeite.

Qual vinho harmoniza bem com camarão?

E mais uma vez precisamos falar sobre a versatilidade do camarão. Essa proteína pode ser harmonizada com uma variedade de vinhos, mas a regra de ouro é: opte por vinhos leves, de preferência brancos.

Veja que eu disse “de preferência”, porque é a forma mais fácil de decidir sem o risco de errar, mas caso você tenha um vinho tinto leve e jovem, ele pode ser harmonizado com uma receita de camarão.

A minha preferência (totalmente pessoal) é por vinhos brancos frutados. Mas não recuso um rosé bem geladinho numa tarde de verão 😉

E como sempre, para você não ter medo de errar, aqui está a minha seleção de vinhos perfeitos para esta minha receita de camarão:

VINHOS QUE COMBINAM COM ESTA RECEITA


Camarão ao alho sobre arroz pilaf

Luciana
Esta receita de camarão é ideal para jantares românticos ou quando temos visitas e queremos impressionar. Leva ingredientes leves e valoriza a proteína, deixando o camarão como protagonista do prato.
Preparo 10 mins
Cozimento 20 mins
Prato Principal
Porções 2 Pessoas

Ingredientes
  

  • 300 g de camarão
  • ¾ xíc de Arroz Basmati
  • 1 limão
  • 2 dentes de alho
  • 7 g Salsa
  • 60 g de ervilhas verdes
  • 160 g Pimentão Doce
  • 1 cs de concentrado de caldo de galinha
  • 60 g Cebola Amarela
  • 1 cs de tempero italiano misturinha de manjericão, orégano, alecrim e tomilho
  • 80 g de tomate romano
  • 1,5 cs manteiga sem sal

Instruções
 

  • Pique a salsa grosseiramente. Descasque e corte metade da cebola em pedaços de 1/4 de polegada. Corte o pimentão em pedaços de 1,2 cm. Corte o tomate em pedaços de 1/4 de polegada. Raspe, depois esprema metade do limão. Corte o limão restante em fatias. Descasque e depois pique ou rale o alho. Escorra e lave os camarões com uma peneira e seque com papel toalha.
  • Aqueça uma panela média em fogo médio-alto. Quando estiver quente, adicione 1/2 colher de sopa de óleo e depois a cebola. Cozinhe, mexendo sempre, até amolecer, 2-3 min. Adicione o arroz. Cozinhe, mexendo sempre, até perfumado, 1 min. Adicione 1 1/4 xícaras de água, ervilhas e concentrado de caldo. Cubra e leve para ferver. Assim que ferver, reduza o fogo para baixo. Cozinhe até que o arroz esteja macio e o líquido seja absorvido, 12-14 min. Retire a panela do fogo. Reserve, ainda coberto.
  • Enquanto o arroz cozinha, adicione camarão, pimentão, raspas de limão, metade do alho, metade do tempero italiano e 1/2 colher de sopa de óleo em uma assadeira. Tempere com sal e pimenta e, em seguida, misture. Grelhe no meio do forno até que o camarão fique rosado, 5-6 min.
  • Enquanto o camarão e os pimentões assam, aqueça uma panela pequena em fogo médio-baixo. Quando estiver quente, adicione 1 1/2 colher de sopa de manteiga, o tempero italiano restante e o alho restante. Cozinhe, mexendo sempre, até que a manteiga derreta e o alho fique perfumado, 2-3 min. Retire a panela do fogo. Transfira a manteiga de alho para uma tigela média.
  • Afofe o arroz com um garfo e adicione os tomates, o suco de limão e metade da salsa. Tempere com sal e pimenta, depois mexa para combinar.
  • Adicione o camarão e os pimentões à tigela com a manteiga de alho. Mexa para revestir. Divida o pilaf de arroz entre os pratos e cubra com camarão, pimentão e qualquer manteiga de alho restante na tigela. Polvilhe com a salsa restante. Esprema sobre uma fatia de limão, se desejar.

Vídeo

Notas

VINHOS QUE COMBINAM COM ESTA RECEITA

JavaScript is currently disabled in this browser. Reactivate it to view this content.
 
close

SEJA A MULHER QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SER

Baixe o livro com meu método para alcançar um estilo de vida saudável em apenas quatro semanas:

Você também receberá semanalmente minhas dicas para se tornar a melhor versão de você mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recipe Rating




jornalista lifestyle

Faça parte da minha rede de VIPs e receba dicas para se tornar a mulher dos seus sonhos.