A Receita de pão de ló mais fácil que você já viu

Receita de pao de lo
Esta receita de pao de lo irá agradar a todos em casa.
Receita de Pão de Ló
Quer fazer um pão de ló gostoso e simples para seu café da tarde? Ou que tal para um aniversário? Esta receita de pão de ló super fácil é perfeita para iniciantes, mas que buscam resultado profissional.
Pule para a Receita

Encontrar uma receita de pao de lo não é difícil, há inúmeras em livros de receitas e sites. O difícil mesmo é encontrar uma que não seja complicada de fazer e que resulte em um bolo fofinho e delicioso, perfeito para qualquer ocasião.

Por isso eu encarei a missão de encontrar uma receita de pão de ló que fosse simples de executar, com poucos ingredientes – de preferência utilizando o que já temos em casa normalmente – e que resultasse em um bolo gostoso que pudesse ser consumido tanto no café da tarde, como usado para ocasiões especiais, como festas de aniversário por exemplo.

O resultado? Fiz um bolo delicioso e leve, de 5 camadas (!!!), em um fim de tarde bem frio (daqueles em que tudo o que a gente quer é confeitar) que adoramos. Ah, e ficou lindo também! Então vim aqui no blog para compartilhar como você a receita.

Veja também: Receita de Panetone

O que é pão de ló?

Um pão de ló (também chamado de bolo esponja) é um tipo de bolo que é feito pelo método de creme. Os bolos de esponja são tipicamente leves, úmidos e de textura delicada porque são feitos apenas com ovos, açúcar, farinha e manteiga.

Como fazer pao de lo
O pão de ló pode ser preparado para um lanche simples ou elegante.

Os bolos de esponja geralmente são assados em panelas redondas para obter a forma redonda tradicional. 

A origem do pão de ló é realmente muito mais antiga do que muitas pessoas imaginam, sendo possivelmente criado em Gênova, na Itália, mas também associado há séculos com a confeitaria portuguesa. Ganhou esse nome por causa da textura esponjosa que possui, que pode ser atribuída ao vapor criado pela fervura do açúcar e dos ovos juntos.

Aliás, em Portugal é tão popular, que você encontra diferentes versões, dependendo da região de produção.

Pão de ló é muito popular no Brasil. É tradicionalmente servido com café, mas também pode ser servido com chá ou leite. Ele também pode ser feito é decorado como bolo de festas.

A popularidade do pão de ló vem de sua simplicidade e versatilidade. O bolo pode ser coberto com qualquer tipo de fruta, chocolate ou até sorvete!

Receita profissional de pao de lo
Aventure-se e teste diferentes recheios no pão de ló.

Acredita-se que chegou ao Brasil no século 19 por imigrantes portugueses para aproveitar os ingredientes que estavam prontamente disponíveis no país na época. E o resto é história.

O bolo tornou-se parte integrante da cultura e culinária do Brasil porque era usado em comemorações como Natal e Ano Novo. Hoje, o pão de ló é considerado uma das sobremesas mais populares do Brasil.

Qual a diferença entre pão de ló e um bolo comum?

Esta é uma pergunta muito comum que nos deparamos, e há muitas maneiras de respondê-la.

A primeira diferença entre o pão de ló e o bolo comum são os ingredientes. Os bolos de esponja usam ovos como ingrediente principal, enquanto os bolos comuns usam manteiga e açúcar como ingredientes principais. Outra diferença é como fica quando é feito. Os bolos de esponja são leves, arejados e esponjosos com uma textura leve, enquanto os bolos comuns são mais pesados com uma textura mais densa.

PRODUTOS QUE VOCÊ VÊ NA MINHA COZINHA


A última diferença entre o pão de ló e o bolo normal é o processo de cozimento. Os bolos de esponja precisam ser cozidos por menos tempo do que os bolos normais, porque não contêm grande quantidade de manteiga ou açúcar, o que significa que secam muito rapidamente se cozidos por muito tempo.

Como você pode ver, existem muitas diferenças entre o pão de ló e o bolo comum, mas a mais notável é a textura. O bolo de esponja é geralmente leve e esponjoso, enquanto os bolos regulares são densos e pesados.

Receita de pao de lo: por que esta é a melhor?

Eu adorei esta receita de pão de ló que fiz porque usa ingredientes que eu já tinha em casa. Já havia me deparado com outras receitas, mas nunca tinha os ingredientes à mão.

A maioria das receitas que tinha visto até então incluíam “butter milk”, que é uma espécie de leite feito a partir de manteiga, muito usado aqui na América do Norte. E se bem eu encontro esse ingrediente em qualquer mercado aqui do Canadá, não gosto de usá-lo nas minhas receitas porque a maioria das pessoas que seguem o meu blog estão no Brasil, onde é um pouco mais difícil ter acesso a esse ingrediente.

Pao de lo passo a passo
Quem disse que uma receita simples não faz bolo elegante?

PRATOS CHIQUES PARA VOCÊ SERVIR SEU BOLO ELEGANTE



Outra coisa que amei nessa receita foi a quantidade pequena de ingredientes. Não tinha aquela lista enorme de pequenas quantidades de muitas coisas para você executa-lá.

E por último, a melhor razão: não envolve muitos processos ou passos complicados.  Na verdade, a única parte de atenção é a temperatura do leite, que não pode ser frio. Mas isso não complica em nada a receita porque basta deixá-lo descansando para chegar à temperatura ambiente ou amorna-lo colocando por uns 15-30 segundos no microondas.

Veja também: Como servir queijo burrata

Como fazer esta receita de pao de lo em camadas?

Eu adoro fazer bolo em camadas porque, primeiro, me permite colocar mais recheio e, segundo, acho divertido 😉.

Pense o seguinte: quanto mais camadas o seu bolo tiver, mais recheio ele terá. Preciso dizer algo mais? 😂

O problema é que camadas podem dificultar o processo de fazer um bolo ou até arruinar seus planos. Aliás, empilhar fica ainda mais difícil quando falamos de um bolo como o pão de ló que é esponjoso e, por isso, não oferece muita estrutura de sustentação.

Delicie-se com um pão de ló fresquinho.

jornalista lifestyle

A minha dica é escolher uma entre as duas opções: 1) não criar muitas camadas de um tamanho regular (sugiro fazer duas, ou no máximo três) ou 2) fazer camadas pequenas.

Eu optei pela segunda porque, como disse, amo camadas e quero mais recheio 😂, então usei umas formas que tenho que fazem cinco camadas utilizando a mesma quantidade de massa de um bolo normal. Por serem pequenas, elas são leves e não sobrecarregam a estrutura das camadas que ficam na base.

Lembre-se que a principal característica de um pão de ló é que ele é esponjoso, então se colocamos algo pesado sobre ele perdemos o que mais amamos neste bolo.

Como rechear um bolo pão de ló?

Para escolher o recheio, seguimos a mesma lógica das camadas: precisamos que seja leve, senão pode arruinar a estrutura do pão de ló.

Os melhores recheios para uma boa receita de pao de lo são:

  • Morangos, mirtilos, framboesa
  • Manteiga de amendoim e geléia
  • Ganache de chocolate
  • Pedaços de abacaxi
  • Gelado de manteiga
  • Cobertura de creme de queijo

Receita de Pão de Ló

Luciana
Quer fazer um pão de ló gostoso e simples para seu café da tarde? Ou que tal para um aniversário? Esta receita de pão de ló super fácil é perfeita para iniciantes, mas que buscam resultado profissional.
Preparo 10 mins
Cozimento 10 mins
Prato Bolo

Ingredientes
  

  • 1 Xíc leite quente
  • 3 Xíc farinha de trigo
  • 2 Xíc açúcar
  • 3 gemas
  • 3 claras
  • 1 CS fermento em pó químico

Instruções
 

  • Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  • Bata as claras em neve.
  • Junte o açúcar, o leite e as gemas e bata até ficar homogêneo.
  • Incorpore a farinha o fermento aos poucos, batendo devagar para deixar a massa levinha e aerada.
  • Leve ao forno por cerca de 30 minutos.

Vídeo

close

MEU SEGREDO!

Neste vídeo de pouco mais de 5 minutos eu lhe conto uma dica muito fácil para ser mais feliz instantaneamente!

Você também receberá semanalmente minhas dicas para se tornar a melhor versão de você mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recipe Rating




jornalista lifestyle

Faça parte da minha rede de VIPs e receba dicas para se tornar a mulher dos seus sonhos.