Faça um pão francês igual ao da padaria em casa

Receita de pão

Nada mais brasileiro que pão francês. Sim, brasileiro, porque a receita de pão francês que encontramos no Brasil é único, nem na França o fazem.

E, morando no exterior, aprendi a substituir muitas coisas da minha rotina. Gosto de pensar que perdemos e ganhamos ao mesmo tempo e que, sem bem alguns produtos comuns no Brasil são difíceis ou impossíveis de encontrar aqui no Canadá, há uma variedade de alimentos infinita que posso experimentar aqui. É só uma questão de adaptação e aceitar que a vida muda.


jornalista lifestyle

Mas confesso que o pão francês ficava martelando lá no fundo da minha cabeça. Eu não como pão no café da manhã, mas aquele cheirinho de manteiga derretendo num pão quentinho é algo que não fomos preparados para nos despedir.

Veja também: Como fazer panetone o ano todo

E se bem aqui encontramos diversos tipos de pão, muitos deles não tão comuns ou fáceis de encontrar no Brasil, eu tinha saudade do simples pão francês que qualquer padaria no Brasil vende. De vez em quando vamos a alguma padaria portuguesa comprar um pão que é bem parecido mas não igual.

Até que um dia estávamos nos últimos minutos das nossas compras no supermercado quando vimos uma máquina de pão na promoção. Lembramos de quando morávamos no Brasil e tínhamos uma dessas. A gente colocava os ingredientes na noite anterior e acordava com o cheirinho de pão quentinho vindo da cozinha. Automaticamente, aquela lembrança do cheiro do pão nos convenceu que deveríamos levar aquela máquina pra casa.

MÁQUINAS COMO A MINHA:


Como cheguei à receita de pão perfeita

Foi assim que começou minha jornada em busca do pão francês perfeito. Primeiro testei a receita que vinha com a máquina. Ficou muito bom, mas não perfeito. Aí passei horas no Pinterest pesquisando para ver se encontrava alguma que me lembrasse a que eu fazia no Brasil até que encontrei uma que parecia bem próxima (não conseguia lembrar os detalhes), mas em vez de azeite (que eu tinha certeza que fazia parte da minha receita original) levava manteiga. Então a partir dessa base, testei até chegar à receita perfeita (pelo menos para mim, hehe)

Veja também: Como fazer medialunas (croissant argentino) em casa

Ficou tão bom que agora fazemos a cada dois dias aqui em casa. Eu coloco os ingredientes na máquina de manhã para que tenhamos pão quentinho para o café da tarde. Sim, mudou nossas vidas, hehe.

Na verdade, acho que não cheguei à receita que eu fazia no Brasil, mas a uma versão melhorada dela porque fica IGUALZINHO AO PÃO DA PADARIA. Sério.

E os ingredientes são simples, tudo a gente já tem em casa. É só colocar tudo na máquina, apertar alguns botões e pronto. Agora temos pão francês fresquinho sempre que quisermos.

Pão Francês Perfeito

Luciana

Ingredientes
  

  • 2/3 xíc água
  • 1 cc azeite de oliva
  • 2 xíc farinha
  • 2 cc açúcar
  • 1 cc sal
  • 1 3/4 cc fermento biológico em pó

Instruções
 

Para fazer na forma da sua máquina (o pão fica no mesmo formato que um pão de forma mas como sabor de francês, é o que eu faço)

  • Adicione os ingredientes à máquina de pão na ordem listrada (isso é importante!)
  • Selecione o programa “pão francês” da sua máquina. Caso não tenha, pode selecionar “pão branco”.
  • Espere a mágica a acontecer!

Para dar a forma de baguete

  • Insira os ingredientes na ordem listada.
  • Em vez de selecionar “pão francês” selecione o programa “massa” da sua máquina.
  • Quando a máquina terminar, trabalhe a massa em uma superfície lisa, dano o formato desejado (baguete, por exemplo)
  • Leve ao forno a 180ºC por 20 minutos.
close

SEJA A MULHER QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SER

Baixe o livro com meu método para alcançar um estilo de vida saudável em apenas quatro semanas:

Você também receberá semanalmente minhas dicas para se tornar a melhor versão de você mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recipe Rating




jornalista lifestyle

Faça parte da minha rede de VIPs e receba dicas para se tornar a mulher dos seus sonhos.