Esta receita de salmão é perfeita para um jantar especial

Salmão assado
O salmão assado é um dos pratos que mais preparamos aqui em casa.

O salmão assado é um prato que faço muito aqui em casa porque é fácil, mas ao mesmo tempo é um jantar elegante e sofisticado. Enfim, posso prepara-lo qualquer dia da semana e também em ocasiões especiais.

Como fazer salmão assado?

Para uma posta de salmão suculenta o ideal é que você cubra com papel e leve ao forno pré-aquecido já que este é o modo de preparo que deixa o salmão mais suculento. Neste post eu lhe mostro meu passo a passo infalível para uma receita de salmão saborosa e elegante.

E se você quiser a dica de um profissional, escute o chef Rodrigo Guimarães. Para ele o segredo é selar muito bem o salmão, mas não deixá-lo cozinhar no meio.

Eu utilizei o tempero italiano, que é uma mistura básica de manjericão, orégano, tomilho e alecrim, mas por ser um peixe versátil há uma infinidade de especiarias que você pode usar.

O QUE TEM NA MINHA COZINHA


A forma mais simples de temperar um salmão é começando com um fio de azeite, sal e limão (pode ser tanto o verde como o limão siciliano).

Veja também:

 

Se quiser, pode deixá-lo marinando por uns 20 minutos para pegar gosto. Não se preocupe, que em geral uma receita de salmão não demora mais que 30 minutos.

Antes de ir ao forno, o ideal é que o salmão seja coberto com algo para formar uma “mini-estufa”. Normalmente faço isso com papel manteiga ou papel alumínio.

O próximo passo é pensar muito bem nos acompanhamentos, mas não se preocupe porque esse peixe combina com uma grande variedade de pratos.

Faça também: Steak au poivre

Como fazer salmão assado
Salmão assado sobre cama de orzo e abobrinhas gratinadas

jornalista lifestyle

O que combina com salmão assado?

Combinar salmão é tão simples que irá lhe surpreender. Para esta minha receita eu coloquei o salmão sobre uma cama de orzo com abobrinhas gratinadas com parmesão. Simples, mas elegante em qualquer jantar.

Mas se quiser algo ainda mais simples, você pode acompanha-lo com saladas frescas ou arroz. Nesta outra receita que compartilhei aqui, por exemplo, eu o acompanhei com um arroz. A dica é: caso opte por acompanhamentos mais simples, não deixe de ousar nos temperos e vá além de sal e pimenta 😉

Porém se o acompanhamento é mais complexo, tempero o salmão com sal e pense se há necessidade de algo mais. Muitas vezes você chegará à resposta de que não precisa de mais nada para um prato perfeito.

Como fazer salmão assado no forno.
O salmão é uma proteína versátil que combina com uma variedade de temperos.

Qual vinho combina com salmão?

Quando falamos de salmão, ainda mais fácil que o preparo é combina-ló com vinho. A regra geral é de que devemos combina-ló com vinhos brancos refrescantes e leves, mas para facilitar sua busca, selecionei alguns que ficam ótimos com esse prato:

VINHOS QUE COMBINAM COM SALMÃO


Salmão com orzo assado e abobrinha gratinada

Luciana Couto
Preparo 10 mins
Cozimento 20 mins
Prato Principal
Porções 2 Pessoas

Ingredientes
  

  • 250 g de filés de salmão
  • 170 g Orzo
  • 80 g de tomate roma
  • ¼ xícara de queijo parmesão ralado
  • 1 colher de sopa de tempero italiano misturinha de manjericão, orégano, alecrim e tomilho
  • 1 dente de alho
  • 1 limão
  • 2 unidades de cebolas verdes
  • 200 g de abobrinha
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal

Instruções
 

  • Antes de começar, pré-aqueça o forno a 230ºC. Lave e seque os produtos.
  • Adicione 6 xícaras de água e 2 colheres de chá de sal em uma panela média. Cubra e leve para ferver em fogo alto.
  • Enquanto a água começa a ferver, descasque e pique ou rale o alho. Corte as cebolas verdes em fatias finas. Corte a abobrinha em rodelas de 1/4 de polegada. Corte o tomate em pedaços de 1/4 de polegada. As raspas e, em seguida, suco de metade do limão. Corte o limão restante em fatias.
  • Adicione o orzo à água fervente. Cozinhe descoberto, mexendo ocasionalmente, até ficar macio, 6-8 min. Enquanto o orzo cozinha, seque o salmão com papel toalha. Tempere o salmão com sal e polvilhe metade do tempero italiano sobre o peixe. Quando o orzo estiver pronto, reserve 1/4 de xícara de água do macarrão, escorra o orzo e reserve.
  • Aqueça a mesma panela em fogo médio. Quando estiver bem quente, adicione 1 colher de sopa de manteiga e gire a panela até derreter. Adicione o alho. Cozinhe, mexendo sempre, até perfumado, 30 seg. Retire a panela do fogo e acrescente o orzo, as raspas de limão, a cebolinha, os tomates, a água reservada para o macarrão, o restante do tempero italiano e 1 colher de sopa de suco de limão. Tempere com sal e pimenta e mexa para incorporar.
  • Transfira a mistura de orzo para uma assadeira levemente untada com óleo de 20 x 20 cm. Coloque rodelas de abobrinha por cima. Regue com 1/2 colher de sopa de óleo e polvilhe com o parmesão. Asse no meio do forno até que a abobrinha esteja crocante, 10-12 min.
  • Enquanto o orzo assa, aqueça uma frigideira grande antiaderente em fogo médio. Quando estiver bem quente, adicione 1/2 colher de sopa de óleo e depois o salmão. Frite até dourar e esteja cozido, 2-3 min de cada lado.
  • Quando a abobrinha estiver crocante, leve o forno para uma grelha alta. Grelhe o orzo no meio do forno até que o queijo esteja dourado, 2-3 min. Divida o salmão e o orzo assado entre os pratos. Esprema uma rodela de limão, se desejar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating