Um “risoto” que não é risoto

Falso Risoto Slow Cook
Esse "risoto falso" é uma receita muito preparada aqui em casa porque aproveita o que eu tiver sobrando na geladeira, além de não precisar da minha atenção por muito tempo. Perfeita para dias em que não dá para cozinhar algo elaborado.
Pule para a Receita

A comida está sempre em evolução. Pratos que conhecemos hoje como “tradicional”percorreram um longo caminho e foram adaptados a momentos históricos, regiões e outros fatores.

Pensar nisso me deixa mais à vontade para apresentar a você a receita de hoje, que nem sei como chamar. Aqui em casa o chamamos de “risoto” talvez por pura ignorância de não saber como nomear outro prato feito com arroz arbóreo.

Mas não me julgue, talvez você também tenha “tradições” em casa que fogem um pouco do “tradicional”.

Outro dia, conversando com minha professora ucraniana sobre lasanha, ela disse “eu cresci sem saber que existia lasanha sem bechamel”. E eu respondi “eu cresci comendo lasanha regularmente sem nem saber que bechamel existia”.

Tenho certeza que um italiano riria da nossa conversa. Eu só espero que ele entenda que não é porque nossas famílias desrespeitavam sua cultura e sim porque os pratos percorrem o mundo e vão sendo adaptados ao que as pessoas têm à disposição ou até mesmo ao que estão acostumadas.

Mas voltando ao meu falso risoto: este é um prato que faço muito aqui em casa porque não dá trabalho e posso adapta-lo para aproveitar os ingredientes que tiver em casa.

PRODUTOS QUE VOCÊ VÊ NA MINHA COZINHA


Basicamente, eu refogo alguma proteína ou vegetal (ou o dois 😉) com arroz arbóreo e depois cozinho tudo em um caldo em uma panela de forno holandês. Bem parecido com um risoto, só que, em vez de continuar mexendo o arroz no fogão, eu coloco a panela dentro do forno com uma temperatura baixa (uns 180ºC) por uns 20-30 minutos, para que a água seque lentamente.

Essa forma de cozinhar dentro do forno à baixa temperatura tem sido uma constante aqui em casa, desde que comprei essa panela. Aliás, falei maravilhas dela aqui. Amo fazer boeuf bourguignon, por exemplo.

MELHORES PANELAS PARA FAZER BOURGUIGNON TRADICIONAL



Eu sempre tenho arroz arbóreo em casa por causa disso. Essa é uma das receitas que faço quando não estou com tempo ou paciência para pensar em algo. E, como eu disse, dá para a aproveitar o que eu tiver sobrando na geladeira.


jornalista lifestyle

Na receita que estou compartilhando hoje, por exemplo, usei sobras de aspargos que tinha usado no fim de semana para o brunch. Outras opções são: cenoura, ervilha, linguiça, cogumelos, bacon… o que a sua imaginação mandar!

Falso Risoto Slow Cook

Luciana
Esse "risoto falso" é uma receita muito preparada aqui em casa porque aproveita o que eu tiver sobrando na geladeira, além de não precisar da minha atenção por muito tempo. Perfeita para dias em que não dá para cozinhar algo elaborado.
Preparo 5 mins
Cozimento 25 mins
Prato Principal

Equipamento

  • Panela de Forno Holandês (Ferro fundido)

Ingredientes
  

  • 50 g de bacon
  • 6 aspargos
  • 1 chalota ou cebola pequena
  • 2 CS concentrado de caldo de legumes
  • 1 xic de arroz arbóreo
  • 1 CS de manteiga
  • Salinha para finalizar

Instruções
 

  • Pique o bacon, corte a chalota em semi-rodelas e pique os aspargos.
  • Doure o bacon e refogue a chalota na gordura.
  • Adicione os pedaços de aspargos, arroz, concentrado de caldo de legumes e 2 xícaras de água.
  • Quando levantar fervura, tampe a panela e leve ao forno em temperatura bem baixa (180ºC) por uns 25 minutos. Até praticamente secar a água.
  • Adicione um pouco de manteiga e mexa.
  • Sirva com salsinha picada por cima.

VINHOS QUE COMBINAM COM ESTA RECEITA


close

MEU SEGREDO!

Neste vídeo de pouco mais de 5 minutos eu lhe conto uma dica muito fácil para ser mais feliz instantaneamente!

Você também receberá semanalmente minhas dicas para se tornar a melhor versão de você mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recipe Rating




jornalista lifestyle

Faça parte da minha rede de VIPs e receba dicas para se tornar a mulher dos seus sonhos.